Postado originalmente em 30 de nov de 2017 10:48 por Alexandre Mota
Mais uma contribuição da Produção Acadêmica Brasileira para indexarmos ao nosso Mapa Mental de Misofonia.
Trata-se da Dissertação de Mestrado da pesquisadora Fúlvia Eduarda da Silva, publicada pela Universidade de São Paulo – USP, em sua Biblioteca Digital de Testes e Dissertações e disponível em versão eletrônica.
A Dissertação apresenta um estudo de alterações de atenção seletiva, comparando um grupos de voluntários que apresentam Misofonia com outros dois grupos: voluntários que apresentam Zumbido, sem Misofonia e; voluntários que não apresentam Misofonia e Zumbido.
Os Voluntários que apresentam Misofonia são participantes do grupo online Misofonia em Português, residentes em São Paulo e foram convidados para participarem.
Os voluntários realizaram entrevistas e foram submetidos a testes de identificação de frases (Sentenças Dicóticas). Enquanto os testes eram aplicados, os voluntários foram expostos a ruídos, inclusive alguns que desencadeiam a Misofonia.
O estudo sugere em sua conclusão que voluntários com misofonia “podem apresentar alteração da atenção seletiva quando expostos a sons que desencadeiam esta condição”.
Para acessar a Dissertação, acesse Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Ex-Misofônico • Organizador da Associação Virtual Brasileira de Misofonia • Criador do site e página no Facebook da AVBM e a Knowledge Base on Misophonia • Administrador Voluntário – CRA-PA nº10954