Mapa Mental da Misofonia

Mapas mentais são ferramentas de gestão do conhecimento que procuram representar, com o máximo de detalhes possíveis, o relacionamento conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas no ambientes de pesquisas científicas ou profissionais. 
O termo Mapa mental é a denominação para um tipo de diagrama, criado e sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, dirigido para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica do conhecimento.

Trecho do Mapa Mental do conhecimento em Misofonia

Em julho de 2017, iniciamos a construção de um Mapa Mental para integrar tudo o que se sabe sobre Misofonia e sobre o “ecossistema” tem torno do tema.

Em outubro de 2017, acidentalmente ele foi excluído para edição na ferramenta de construção de Mapas Mentais. Ficamos só com a versão anterior do mapa, como está exibido nas imagens desta postagem. Esta versão não pode mais ser editada, corrigida ou alterada.

Reiniciamos em de Maio de 2019, a reconstrução deste Mapa, atualizando todas as informações para o que já se produziu de pesquisas e outras informações atualizadas.
Então o mesmo estará disponível para pesquisadores que queiram utilizá-lo em seus trabalhos acadêmicos, suas publicações e que também queiram contribuir para sua construção.

A versão reduzida será publicada em dois idiomas, Português e Inglês e a versão completa estará disponível para pesquisadores, apenas no Portal de Gestão do Conhecimento em Misofonia.

Também, deixaremos parcialmente visível a versão de outubro de 2017 para o público interessado em conhecer mais sobre como estávamos construindo nosso conhecimento sobre Misofonia e alguns raciocínios nossos. Estes foram mudando à medida que passamos a estudar mais de 40 artigos sobre Misofonia, publicados em revistas e periódicos científicos. Esta versão não pode ser editada, portanto os erros de digitação ou grafia ou as relações entre diversos tópicos não podem mais ser editados, alterados ou corrigidos nesta versão.

Este mapa só deve ser utilizado com exemplo de construção de um Mapa do Conhecimento. Não o utilize para outros propósitos, como por exemplo, referência em trabalhos acadêmicos ou científicos. Os relacionamento graficamente expressos entre diversos tópicos do mapa refletem apenas a nossa visão em outubro de 2017, dos conhecimentos que fomos adquirindo.

Clique na imagem abaixo para acessar o Mapa Mental da Misofonia – Versão de outubro de 2017.

Mapa Mental da Misofonia – Versão 10/2017