Biblioteca de Misofonia – Misophonia Library

Knowledge Base on Misophonia – KBM

O projeto Base de Conhecimento em Misofonia – BCM (Knowledge Base on Misophonia – KBM) é uma iniciativa para organização de repositórios colaborativo de documentos, mapas mentais e fóruns, para pesquisas e divulgação científica sobre Misofonia.

A Biblioteca de Misofonia – BM é o primeira etapa do projeto. Este repositório é mantido por meio do compartilhamento coletivo da produção intelectual e assuntos relacionados, possibilitando inclusão de notas, comentários e referências cruzadas sobre Misofonia e outros temas.

O conteúdo sobre misofonia está bastante fragmentado na internet. A BM possibilita a localização de todas as publicações científico/acadêmica, sites sobre misofonia, vídeos, teses, dissertações, notícias, vídeos, podcasts, blogs, redes sociais em um só local, facilitando pesquisas de todos os tipos e finalidades. A busca por publicações pode ser realizada em diferentes níveis e todas as publicações que podem ser exportadas como citações ou referências no formato ABNT e outros formatos úteis para divulgação científica.

Exemplo de uma pesquisa por autor

A quem se destina?

A base tem o objetivo de reunir e divulgar a produção intelectual sobre Misofonia pra pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e demais cidadãos engajados da divulgação da Misofonia, incluindo pacientes de Misofonia e parentes destes.

O acesso é público para consulta dos metadados disponíveis de todas as publicações, como como lista de autores, publicadores, link original e resumos.

Exemplo de conteúdo aberto para consultas (metadados)

Para pesquisadores e outras pessoas engajadas no movimento de divulgação da Misofonia, o acesso é total, incluindo a possibilidade de realização de download de textos completos das publicações científicas que disponibilizaram este acesso. Além disso, há a possibilidade de compartilhamento de comentários, notas sobre as publicações e cadastrar referência a outras publicações deste e outros temas vinculados, tais como neurociência, psicologia, medicina, etc. Estes participantes terão que se cadastrar para acesso total.

Exemplo de consulta avançada para pesquisadores, profissionais e membros colaboradores

Atualização do conteúdo e Curadoria

Abaixo, a estrutura de atualização das informações da Biblioteca de Misofonia. O conteúdo é atualizado automaticamente a partir de sites de publicação científica como PubMed, Scielo, BVsaúde (e outros), do uso de motores de busca e da colaboração dos participantes.

O conteúdo está sendo organizado por colaboradores voluntários.

Estrutura de alimentação de dados da Base de Conhecimento em Misofonia

Fóruns

Além do repositório, os participantes cadastrados tem a oportunidade de estabelecer contato e troca de conhecimentos com os outros participantes de maneira informal, através de uma rede social no formato de fóruns, possibilitando a troca de experiências e incentivando a formação de Comunidades Virtuais de Prática (VCoP) , principalmente entre pesquisadores e profissionais de saúde.

Ferramenta de Fóruns para participantes

Este projeto foi implementado na plataforma Zotero, permitindo acesso online ou via aplicativo para desktops/notebooks ou dispositivos móveis.

Para acessar

Acesse aqui Biblioteca de Misofonia

Se você estiver interessado em contribuir com o conteúdo ou ter acesso total, envie um email para [email protected]